segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Valkyrie: as primeiras críticas

Os últimos anos têm sido particularmente difíceis para Tom Cruise. O seu nome tem sido alvo de muita polémica, falando-se mais da sua vida pessoal e das suas crenças religiosas do que propriamente da sua vida profissional. Apesar disso, o reconhecido actor continua a ser um dos maiores ícones do cinema contemporâneo, mostrando todo o seu valor e profissionalismo em filmes como Lions For Lambs ou Tropic Thunder. Este ano marca o seu regresso aos grandes ecrãs com um papel principal, tendo a difícil tarefa de assumir a pele do Coronel Claus von Stauffenberg, um dos homens que planeou o assassinato de Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Mais uma vez, a controvérsia esteve ao rubro, com os descendentes da família do referido militar a criticarem a escolha do actor e o rumo da história seguido e realizado por Bryan Singer (The Usual Suspects). Ora vejamos quais têm sido as primeiras reacções à película por parte da crítica especializada:

“A film more concerned with 'how' than 'why' or 'who', Valkyrie would have benefited from more scrutiny and complexity.” By Dan Jolin (Empire);

“Valkyrie feels like another installment in the never-ending franchise - not just the action-movie one, but the Tom Cruise one. Like the operation itself, it's a good idea - just not well-executed.” By Robert Wilonsky (Village Voice);

“Marketed as a combination of a popcorn-munching actioner, but that's somewhat misleading - it's also a well-researched historical thriller. Unfortunately, it ends up not succeeding as either.” By Jenni Miller (Premiere)

“Neither a masterpiece nor an embarrassment, but a workmanlike picture that sits, inoffensively, in the middling space between.” By Stephanie Zacharek (Salon.com)

“What makes Valkyrie more depressing than exciting is that it forces you to ask, against your judgment, what, exactly, he achieved.” By Anthony Lane (The New Yorker).

Sítio Oficial: http://valkyrie.unitedartists.com/

11 comentários:

Unknown disse...

As críticas não têm sido famosas, já me tinha apercebido disso. O jornal espanhol El Pais dá apenas duas estrelas...

Roberto Simões disse...

Algo me diz.....






........que tens que rever MAGNOLIA rapidamente! ahahaha

Quanto ao Valquiria, mas alguma vez alguém esperou que este filme valesse alguma coisa de mais?

Roberto F. A. Simões
cineroad.blogspot.com

Anita disse...

confesso que estava à espera que este fosse um regresso em grande para o Cruise mas, de facto as críticas não são nada animadoras...mas, não há nada como vermos o filme e tirarmos as nossas próprias conclusões:)

Gustavo H.R. disse...

As críticas não foram grande coisa, mas não perderei o filme de jeito nenhum, não com Singer na direção, com um pano de fundo histórico tão interessante e com um elenco de coadjuvantes tão magistral!

Red Dust disse...

Não estão famosas as críticas. Ainda assim, espero que tenhamos uma fita com um mínimo de qualidade. Parece também montado um certo ambiente anti-Cruise. Já o MI3 foi trucidado pela crítica e, afinal, assistiu-se a um filme sólido de acção.

Abraço.

Anónimo disse...

olá e antes de mais deixa'me dizer que já foste adicionado à lista de links la do Close Up ;)

em segundo lugar...e apesar das criticas menos boas, ainda estou com vontade de ver este Valkyrie...o holocausto e o nazismo são temas que me interessam realmente. nao apenas pelo horror e atrocidade..mas porque desejo realmente compreender um dia o que se passou com a humanidade para chegar àqueles pontos...

Parabens pelo blog;)

Loot disse...

A história é muito interessante por isso gostava muito de a ver bem explorada num filme. Não seis e alguém já a filmou anteriormente mas é sem dúvida uma referência e algo que deve ser contado. Hitler teve a sorte da sua vida ao se safar do atentado.

Esperemos que o filme não desiluda.

Abraço

Daniel S. Silva disse...

Durante largos meses antecipei ao máximo este filme, com o passar do tempo e com esta excelência de filmes a estrear nestes primeiros meses do ano, penso que vou deixar este passar para o lado.

Ah e digam o que disserem, Tom Cruise é um dos melhores actores de Hollywood. Mesmo quando não está a jogar ao seu melhor nível, é superior a muitos!

Abraço

Filipe Machado disse...

Concordo plenamente com os comentários feitos. Estas críticas não devem servir para alterar as nossas expectativas em relação ao filme. Felizmente, acredito que todos os que fizeram um comentário já têm a experiência suficiente para filtrar as opiniões dos outros. Volto a sublinhar que Tom Cruise ainda é dos melhores actores da actualidade, e por isso mesmo, continuo bastante ansioso pela estreia desta fita em Portugal.

Fernando Ribeiro disse...

Estou algo curioso quanto a este filme. O trailer, apesar de bom, não é muito apelativo, e tenho sérias dúvidas quanto a uma boa interpretação de Cruise. Mas espero estar enganado porque ele é um excelente actor, com muitas provas dadas ao cinema.

Abraço.

Unknown disse...

Confesso que nunca fui fã do Cruise. Apesar de ter curiosidade para ver esta fita porque gosto de filme que retratem a segunda grande guerra e afins, não creio que possa eseperar um grande filme. E as críticas comprovam-no. A ver vamos.

Abraço