sábado, 17 de janeiro de 2009

Uma interpretação inesquecível

Apesar de não gozar da importância e do mediatismo da Cerimónia dos Óscares, confesso que gostei bastante dos Globos de Ouro deste ano. O meu parecer baseia-se essencialmente nos seguintes aspectos: a duração do espectáculo foi adequada, estiveram presentes muitas das grandes estrelas cinematográficas e televisivas, os discursos foram interessantes, divertidos e comoventes, a homenagem a Steven Spielberg foi inteiramente justa e Heath Ledger venceu o prémio referente à categoria de melhor actor secundário. Devo realçar ainda que fiquei particularmente satisfeito por ver o Mickey Rourke renascido das cinzas, depois de ter passado duas décadas votado ao esquecimento.

No que aos prémios e nomeações diz respeito, sublinho dois momentos pouco habituais de observar: Kate Winslet arrebatou os galardões pelos quais tinha sido nomeada e dois actores da mesma película, neste caso Tropic Thunder, foram nomeados para a categoria de melhor actor secundário (Tom Cruise e Robert Downey Jr.). Enquanto Downey interpretou, e muito bem, uma das personagens mais hilariantes dos últimos anos, devo confessar que, na minha opinião, o desempenho de Cruise foi o que mais marcou o filme em causa. Simplesmente genial. Embora a sua figura intervenha apenas escassos minutos, é notório o trabalho e o empenho que o actor e restante equipa técnica ofereceram ao seu papel, desde a fantástica sátira à indústria de cinema de Hollywood, até à excelente caracterização a que foi submetido.
Apesar de nos últimos anos Tom Cruise estar mais associado às suas crenças religiosas ou à Cientologia do que ao mundo da sétima arte, não deixo de afirmar que ele continua a ser, sem margem para qualquer dúvida, um dos melhores e mais versáteis actores da actualidade. Dito isto, afirmo sem reservas: é impensável que exista alguma razão para não ser nomeado para os Óscares!

9 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente fantástica a interpretação do Tom Cruise! Concordo contigo, ele é dos melhores actores da sua geração. Inegável o seu talento e versatilidade.

Anónimo disse...

A interpretação do Tom Cruise neste filme é fantástica, apesar de curta. E, de facto, a caracterização está um espanto, o resultado final é magnífico!

Airton disse...

eaee o tom cruise tava foda msm...

eu botei nu blog um post sobre milk

abraçoo

Renata Correia Botelho disse...

É, de facto, Tom Cruise no seu melhor, numa paródia que achei muito bem conseguida (em especial a primeira parte, que me deixou de maxilares doridos).

Ana disse...

Também gostei dos Globos de ouro. Infelizmente passam a uma hora dificil de se ver mas felizmente existe o youtube lol
Grande Kate Winslet!
beijos

Loot disse...

Ainda outro dia tive uma conversa sobre este actor. Independentemente da sua vida pessoal é um excelente actor com papéis fabulosos. Um dos meus predilectos é o de "Magnolia".

Diverti-me imenso com ele no Tropich Thunder, mas a competição é de peso não me surpreenderia que não fosse nomeado.
abraço

Sam disse...

Tom Cruise está como peixe na água sempre que o papel "obriga-o" a um desempenho mais físico que psicológico.

Como referiu o looT, MAGNOLIA é um exemplo acabado dessa capacidade de Cruise, assim como NASCIDO A 4 DE JULHO ou COLATERAL.

Já agora, esse remix 'tá altamente! «Diet Cooooke!!!" :p

Abraço.

Unknown disse...

Eu acho que o papel foi de facto brilhante mas não merecedor do Oscar e não tenho certezas quanto a uma nomeação. Quanto aos oscares costuma-se premiar mais o espectro das emoções do que o estilo e a interpretação de Cruise é 100% estilo, tal e qual a de Robert Downey Jr. Mas não sei o que os senhores pensam. É só uma opinião.

Abraço

David Martins disse...

Tropic Thunder, na minha opinião, não foi tão bom como eu esperava, mas é bem divertido. Acho que foi prejuducial que a maior parte das piadas estavam no trailer :-D
Mas a personagem de Tom Cruise foi...indescritivel. O melhor do filme.