quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sondagem #2: Melhor Twist Final



Como podem observar, já conhecemos o vencedor da segunda sondagem efectuada neste espaço. A premissa era simples: melhor twist final. A concorrência à partida era de peso, o que se veio a confirmar com base nos resultados apresentados (ver barra lateral). Apesar de qualquer um dos títulos revelar um final não menos do que genial, Se7en (1995) acabou por levar a melhor.

O efeito da surpresa é uma parte considerável daquilo que nos faz gostar de cinema. É um sentimento que pode ficar para a vida, mais do que qualquer análise mais académica e fria ou amadora e apaixonada que se faça de uma película. De facto, o final ou qualquer reviravolta surpreendente num filme (twist), é capaz de deixar o espectador de boca aberta, o que constitui um dos prazeres fundamentais na relação de um espectador com uma obra cinematográfica.

Recordarei para sempre o dia em que assisti à estreia de Saw (2004) numa sala de cinema, sem saber grande coisa sobre filme em si. Devo confessar que o efeito da surpresa foi complemente estrondoso, atrevendo-me a dizer, mágico.
Dito isto, ficarei por aqui… Afinal, não pretendo estragar a experiência do espectador… Apenas deixo uma pequena lista de filmes de horror que causaram sensação com fantásticas reviravoltas e finais surpreendentes: The Descent (2005), Scream (1996), The Mist (2007), The Wicker Man (1973), The Orphanage (2007), The Skeleton Key (2005), Friday The 13th (1980), The Ring (2002) e Psycho (1960). Fico a aguardar outras recomendações.

8 comentários:

Anónimo disse...

A mania que agora anda aí de se fazer sequelas de (quase) tudo, "estraga" alguns bons filmes. No caso do Saw, por exemplo, porque é que já tiveram que fazer mais cinco?!! Eu fiquei pelo segundo e achei tão mauzinho em relação ao primeiro que desisti...

Filipe Machado disse...

Lembrei-me do pior twist final num dos piores filmes de sempre: o aparecimento da Batgirl em Batman & Robin :)

Anónimo disse...

The Game, de David Fincher.

Anónimo disse...

Porque não o Million Dollar Baby?

Filipe Machado disse...

Boas recomendações! Como pude esquecer estes dois magníficos filmes (o primeiro pelo final e o segundo pela reviravolta). Obrigado!

Su disse...

Não votei, mas concordo com o vencedor, é justíssimo, apesar da renhida concorrência.

Lembrei-me de outro, algures dos anos 90, com um dos piores finais que já vi, "Jade". O filme é bastante interessante e complexo, a malta assiste muito concentrada porque a história não é linear, cheia de flashbacks, quando achamos que estamos a atingir o miolo, eis que são mais 15 ou 20min absolutamente dispensáveis, tudo explicadinho tim-tim por tim-tim, só falta chamar estúpidos aos espectadores. Fiquei mesmo com má memória!

Renata Correia Botelho disse...

Sim senhor, gosto muito do twist do vencedor... mas o filme em que votei (sozinha, por sinal) não lhe fica atrás!!!!
Mas ok, a democracia é assim e eu aceito o verdicto popular, ainda que nem sempre de ânimo leve... LOLOL

Filipe Machado disse...

Su, penso que ainda não vi o Jade, mas recordo-me perfeitamente do actor principal, aquele que tem feito a série CSI Miami.