segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Hollywood “imune” a quebra nas vendas


É engraçado como algumas notícias são apresentadas. Ainda hoje tive a oportunidade de ler na última página de um jornal local que os maiores estúdios de cinema de Hollywood obtiveram em 2008 um recorde em receitas de bilheteira fora dos Estados Unidos, alcançando um aumento de 4% relativamente ao ano anterior. À primeira vista, estes resultados parecem excelentes, até porque estamos a passar por uma época de crise económica global. Podíamos avançar como possível causa os sucessos de The Dark Knight e de Mamma Mia!, todavia, não podemos observar estes números de uma forma tão linear…
Na realidade, só nos Estados Unidos, o preço dos bilhetes aumentou cerca de 8% em comparação com 2007, concluindo daí que também nos restantes países do mundo houve um acréscimo semelhante, apesar de não possuir dados concretos. Por exemplo, aqui em Ponta Delgada (S. Miguel – Açores – Portugal), uma ida ao cinema já custa €5,50, quando ainda no ano passado se pagava €5,00 (+10%).

Outra prova de que nem tudo é o que parece, é o facto de que, no Canadá e nos Estados Unidos, foram vendidos em termos absolutos, 1.36 Biliões de bilhetes, quando em 2007 esse valor atingiu os 1.40 Biliões.
Por tudo o que referi acima, e por muitas outras razões, é falso quando se afirma que Hollywood é imune a quebra nas vendas, pelo menos de uma forma tão leviana!

1 comentário:

Maria das Mercês disse...

Pois... novamente as notícias manipulam a realidade!!! Bom post, Filipe, eu também fiquei a pensar naquela notícia!