terça-feira, 2 de junho de 2009

Último filme visionado: Chinatown

CHINATOWN (1974) de Roman Polanski

Considerado por muitos como o melhor guião alguma vez escrito, Chinatown é um excelente thriller noir à maneira clássica, salpicado de alguns ingredientes modernos e sofisticados. O melodramático twister final revela uma subtileza extraordinária através da utilização de uma conspiração puramente urbana. Apesar do filme noir estar associado a ambiências tradicionalmente escuras e sombrias, o realizador privilegiou uma filmagem em tons claros e solarengos. Chinatown é uma película que não cansa, desenvolvendo-se a cada novo visionamento e ao conter variadíssimos intervenientes, diferentes situações, planos fantásticos e uma qualidade superior que ainda hoje, passados vinte e cinco anos, ainda ecoa.
(8,5/10)

8 comentários:

Álvaro Martins disse...

Grande filme mesmo. E um Jack Nicholson numa grande interpretação só superada pelas de One Flew Over The Cuckoo's Nest e The Shining.

Sam disse...

É o clássico dos film noir!

Abraço.

Maria das Mercês disse...

Um dos meus preferidos de sempre, nunca deixa de me causar arrepios...

AddCritics disse...

Tenho que o rever, quando o vi acho que não o vi completamente e então não teve nenhum impacto em mim.

Gustavo disse...

A obra-prima de Polanski. Um dos finais mais inesquecíveis.

Ivo disse...

Este filme apesar de toda a critica favorável nunca teve um grande impacto em mim, como os restantes grandes filmes dos anos 70. Acho-o um pouco sobrevalorizado até.

Red Dust disse...

Um filme extraordinário. O argumento é soberbo, com uns diálogos em que seria impossível estar mais inspirado. Um dos melhores de Jack Nicholson.

Rafael Carvalho disse...

Gosto bastante do Polanski e, apesar da direção elegante e de um roteiro ótimo, não acho que seja o melhor do diretor. Mesmo assim, um grande filme.