THE READER (2008) de Stephen Daldry
The Reader revela-nos algo de significantemente diferente de outros filmes sobre os horrores da II Guerra Mundial: um olhar não só sobre os Judeus, mas também sobre os próprios alemães como vítimas do Holocausto e a interpretação do Nazismo mais como um produto de explicável ignorância do que de inexplicável malvadez. Ao mesmo tempo, reina permanentemente uma sensação de ambiguidade que torna a fita um manifesto brutal e honesto sobre o significado do amor e as suas pressuposições. Trata-se, sem dúvida, de um imaculado e esplêndido drama com uma mensagem central sobre o perdão e, acima de tudo, a humanidade. O fantástico elenco acaba por ser também uma mais valia, nomeadamente Kate Winstlet com um desempenho perturbador e desconcertante. Óscar inteiramente justo.
(8,5/10)
17 comentários:
Nem a propósito foi este também o último filme que vi :p
Gostei!
Se bem que, a meu ver, era muito mais justo um Óscar por Revolutionary Road do que por The Reader.
Olá
Eu gostei muitoo desse filme, a Kate Winstlet com certeza mereceu o Oscar. É um filme muito bom, porém bem triste. Cada personagem com seu segredo e no fim uma história de amor que marcou a vida dos dois para sempre. RECOMENDO MUITO!!!
até : )
Se gostam de luta livre old school votem no vosso "cromo" favorito em http://cromoswwf.blogspot.com/
um filme molenga e frio, que nada tem a ver com o amor, com o perdão ou com o holocausto, mas apenas com a nudez de winslet. sem isso, o filme seria o marasmo que é nas cenas em que ela não entra ou está coberta.
filme incapaz de descolar ou mostrar o menor sentimento. ralph fiennes está cada vez mais uma sombra do actor que foi. deve ser como o sansão, a força foi-se-lhe com o cabelo ...
Filipe,
apenas 8,5?! Para mim é um 9,5. LOL
Só para a visar que já votei na sondagem. :)
Abraço
Adorei o filme, pensei nele dias a fio... levanta diversas e fundamentais questões: uma delas, quanto e como influenciamos a vida das outras pessoas sem darmos por isso...
É um excelente filme que entre outras coisas, mostra a melhor actriz da sua geração no seu melhor. Perturbador e inesquecível.
ps: já votei na sondagem do james bond.
abraço!
Gostei muito deste filme. Muito mesmo.
Abraço
"O Leitor" é um belo filme, que funciona especialmente melhor quando Kate Winslet e o David Kross estão juntos em tela.
Um bom filme, mas prefiro a Kate Winslet de The Revolutionary Road. Mas valeu sim o Oscar, mais pelo conjunto da obra - e também porque as concorrentes este ano não eram tão fortes quanto nos anos anteriores. Porém, Winslet é a melhor atriz de sua geração, com certeza.
Aliás, já linkei seu blogue lá no meu :D
Olá Filipe.
Este filme deixou-me com o chamado "travo azedo" — esperava muito mais, tendo em conta os talentos envolvidos, e a interpretação de David Kross marcou-me mais do que a de Winslet (aliás, faço minhas as palavras do Tiago Ramos sobre a interpretação dela no REVOLUTIONARY ROAD)...
Considero-o um produto sobrevalorizado, mas esta é só a minha opinião.
Abraço.
Eu ainda não tive a oportunidade de ver o Revolutionary Road. Pode ser que a minha opinião mude depois de ver essa outra interpretação da Kate Winslet. De qualquer forma, gostaria de transmitir que a cada dia que passa menos valor vou atribuindo a esta obra. Logo após o visionamento, ainda equacionei atribuir um 9,5... É como digo, as notas são muito relativas. Abraços!
Eu prefiro a Kate Winslet aqui mesmo, no outro o DiCaprio consegue roubar a cena (não que ela esteja mal, longe disso)... Sobre o filme, realmente é interessantíssimo a gente ver (e eu acredito na premissa do filme) o quanto as coisas eram feitas por que era normal e não pela maldade do ser humano... Excelente filme, chorei muito, rs... Ahn, e votei no James Bond, ok? :)
9, no mínimo! Embora concorde que ela também tem uma interpretação sublime em The Revolutionary Road.
Não consigo ver nada demais nesse filme em comparação a outros que trazem a discussão sobre a participação do povo alemão no Holocausto. Acho o filme mediano, nada demais. Nem a atuação de Kate Winslet é lá grande coisa, ela tava muito melhor em Revolutionary Road, devia ter ganho o Oscar pelo filme do maridão. Na verdade, não, quem devia ter ganho era a Anne Hathaway por O Casamento de Rachel.
Enviar um comentário