sábado, 21 de fevereiro de 2009

Livraria Solmar: flashback de uma sessão


Penso que não há muito a acrescentar àquilo que foi dito pelo Sam do Keizer Soze’s Place, a propósito da sessão “Ler Cinema” promovida pela Livraria Solmar. A tertúlia foi sem dúvida muito agradável e produtiva, ao contemplar a presença de um trio brilhante de comunicadores e uma plateia bastante interventiva e animada. Aguardo sinceramente a repetição destes momentos de reunião entre cinéfilos micaelenses. Acima de tudo, foi muito gratificante conversar com pessoas que partilham a minha / vossa paixão e uma honra conhecer pessoalmente o anónimo administrador do Keizer Soze’s Place, a maior referência da blogosfera açoriana sobre a 7ª arte.
Dito isto, reúno alguns comentários proferidos naquele evento e que mereceram a minha especial atenção, optando por não citar os seus autores pois o mais importante aqui é o conteúdo e o significado dos mesmos, independentemente de concordarmos ou não com eles:

- “Ler, só por si, é um exercício cinematográfico”

- “ A leitura é mais exigente em termos de tempo do que o cinema”

- “A literatura e o cinema são mundos incomparáveis”

- “O filme deverá ir sempre mais além do livro”

- “Uma adaptação é um exercício de criatividade”

- “O nosso olhar sobre um filme altera-se conforme o contexto do seu visionamento”

- “Os grandes estúdios abraçaram o cinema independente”

- “O cinema virou-se para a venda da pipoca”

- “Não li o livro, não vi o filme, e não gostei”

Uma palavra de agradecimento para os promotores da iniciativa, os proprietários da Livraria Solmar. Os maiores sucessos!

9 comentários:

Sam disse...

Caro Filipe,

a honra foi toda minha.

E, pelo que vejo, tens muito mais a acrescentar, sobretudo através das citações proferidas durante a tertúlia.

Abraço.

Trashcinema disse...

Tenho mais uma frase...

"Uma imagem vale mais que mil palavras!"

Anónimo disse...

Uma iniciativa realmente louvável, esta "Ler Cinema" da Livraria Solmar. Que se repitam sessões do género, a bem das proveitosas relações entre cinema e literatura. De recordar que outro evento digno de destaque, e citado na tertúlia, se aproxima, desta vez aproximando cinema e arquitectura: a 2ª edição do ciclo "Cinema, Cidade e Arquitectura", que decorrerá no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a meados de Março. Aguardemo-lo.

CAMP

Filipe Machado disse...

Cara CAMP,

Obrigado pela lembrança. Certamente estaremos todos presentes no ciclo mencionado. Mais uma vez, agradeço a tua visita a este espaço!

Anónimo disse...

O evento foi para nós SolMar muito gratificante, especialmente por poder contar com a presença de Filipe Machado responsável por um blog que partilha a paixão pelo cinema(Additional Camera), bem como com o Sam do Keyzer, e todas as pessoas que aceitaram o nosso convite. São estes os principais protagonistas a dar-nos a força para continuar.
Este é um blog que voltamos sempre.

Loot disse...

Gosto destas iniciativas e pelo que falas parece ter sido muito interessante.
Espero que continuem.

Abraço

Maria das Mercês disse...

Estive pouco tempo (semana muito complicada), mas gostei muito do que ouvi e até reconheço alguns dos comentários que aqui publicas. Só tenho pena não ter ficado a conhecer o Sam...

Sam disse...

Maria,

temos que corrigir esse facto o mais depressa possível :)

Cumps.

Filipe Machado disse...

Lá terei de ser o intermediário desta apresentação ;)