sábado, 18 de abril de 2009

The Criterion Collection

No vasto mercado do vídeo caseiro, The Criterion Collection tem construido ao longo dos últimos anos uma posição de referência. Criada no longínquo ano de 1984, esta companhia independente tem crescido à custa da edição e distribuição de importantes obras clássicas e contemporâneas de cinema, acompanhando a evolução dos diversos suportes tecnológicos, desde o velhinho laserdisc até ao mais recente Blu-ray.
Actualmente, o seu vasto catálogo é uma impressionante parada de uma memória plural do cinema em que os títulos mais ou menos recentes coabitam com clássicos absolutos e algumas fascinantes raridades. Como não podia deixar de ser, os alicerces da colecção assentam essencialmente nos grandes génios do cinema, nomeadamente Godard, Fellini, Bergman, Hithcock, Fuller, Kubrick, entre muitos outros.

No entanto, aquilo que realmente destaca esta editora de tantas outras tem a ver com dois aspectos fundamentais: uma extrema exigência na qualidade das cópias – muitas vezes restauradas – e na riqueza informativa e pedagógica dos extras de cada lançamento (na sua maioria em dois discos); em segundo, e como consequência directa das preferências editoriais acima referidas, preços de venda normalmente acima dos valores médios do mercado.
Num certo sentido, pode dizer-se que The Criterion Collection funciona quase como um moderno cineclube, agora com os recursos específicos das novas tecnologias e formas de difusão. À sua escala, as suas edições são um contributo precioso para a perservação da memória cinematográfica e também para a regeneração das paixões cinéfilas.

Artigo relacionado: White Dog: manifesto contra o racismo

7 comentários:

Pedro disse...

Bom post, elucidaste-me sobre a criterion, já tinha reparado várias vezes no forum dvdmania bastantes users a referirem compras de filmes (realmente antigos sobretudo) da companhia. Ainda não tinha tido oportunidade de pesquisar mais sobre o assunto, mas agora já fiquei a saber :)
Nos nomes de realizadores que colocaste devias ter posto também o Kurosawa! Estou-me a "armar" em especialista, mas só vi ainda 2 filmes dele.
Abraço, resto de bom fim-de-semana!

Airton disse...

opaa
cara eu fazia video casero cum pessoal do colegiu heuheuhe
ta chegandu no final do top movie..tu ja viu alguma parte da lista?
vai la ve se tu curte alguns filmes devem bater cum os 20 melhroes q tu viu

Red Dust disse...

Não sou grande comprador de DVD's, mas há no catálogo da Criterion uma série de filmes que não me importava nada de ter, em especial as edições especiais.

Abraço.

Gustavo H.R. disse...

A Criterion é Rainha mundial na qualidade de lançamentos de DVDs e na seleção de filmes com valor artístico.
Vale a pena o dinheiro, centavo por centavo.

Anónimo disse...

Desconhecia. Obrigado pela informação.
Abraço!

Filipe Machado disse...

Caros amigos,

Realmente, aconselho-vos vivamente o estudo profundo do catálogo desta excelente editora. Uma autêntica bíblia no que respeita à história do cinema em todas as suas épocas, nacionalidades e categorias.

hg disse...

Eu só jogo no Euromilhões para poder comprar a colecção completa e depois poder despedir-me para ver os filmes todos de seguida.