domingo, 26 de abril de 2009

Último filme visionado: Slumdog Millionaire

SLUMDOG MILLIONAIRE (2008) de Danny Boyle

É impossível descrever o último filme de Danny Boyle em poucas palavras. É uma aventura exótica, uma história de amor, uma homenagem ao triunfo do espírito humano, um thiller de suspense, enfim, um grande espectáculo melodramático à boa maneira clássica. O verdadeiro protagonista aqui não é humano, mas sim a cidade de Mumbai: vertiginosa, excitante, colorida, massivamente populosa e alucinatoriamente contratante. Injectando a mesma energia frenética de Trainspotting ou 28 Days Later, o realizador apresenta-nos uma obra com uma liguagem universal e de carácter experimental, ao conjugar diversas influências culturais e ao construir um trabalho de montagem quase perfeito ao nível visual e sonoro. Aliás, a ambiência musical do ecléctico Pop Indiano é sem dúvida uma das mais valias da película, providenciada pelo veterano A.R. Rahman.
(8/10)

20 comentários:

Tiago Ramos disse...

O problema é que o filme é muito do género fast-food. Agradou bastante ao primeiro visionamento, mas à medida que o tempo passa, o filme vai perdendo qualidades e descendo em pontuação...

Loot disse...

eu gostei do filme, gostei das luzes da cidade e da sua música.

Não sou da opinião que seja uma obra prima nem de longe, nem que tenha merecido tanto reconhecimento e prémio, mas daí a não gostar vai muita coisa.

Abraço

Gustavo H.R. disse...

Apesar da linguagem caótica, cativa, é humano e tem grandes músicas. Concordo com a nota!

Cumps.

Unknown disse...

Concordo com a tua nota. De resto, não consigo perceber os oito Oscars vencidos. É algo que se revela uma incógnita para mim. Ou melhor, percebo a influência do contexto político e social mas o filme em si não merecia.

Abraço

toninho disse...

Apesar do que achei do filme, do que escrevi sobre o filme, estranhamente, não contraditoriamente, concordo com a nota.

Abraço!

Airton disse...

opa
esse filme eh fodaa

http://publicandobr.blogspot.com/

Anónimo disse...

Acho que um 7 já seria uma nota generosa!

RCB

Alex Gonçalves disse...

Acho "Slumdog Millionaire" um filme um pouco mais que okay. Sempre achei Danny Boyle um diretor regular e este seu trabalho não me trouxe nenhum novo conceito enquanto ao seu cinema. Para mim é um filme exaltado mais pela forte impressão que ele causa em tempos de crise do que por méritos artísticos.

Alex Gonçalves disse...

Em tempo: queria muito comprar aquele livro de cinema do Ronald Bergan. Mas por aqui é tão caro...

Anónimo disse...

Concordo um pouco com o Tiago Ramos. Eu dei-lhe 5 estrelas, e agora vejo que talvez tenha exagerado. A cada nova visualização as falhas vão-se acentuando, e a pontuação descendo. Agora daria-lhe 4 estrelas (muito bom) e ás vezes a fugir para as 3(bom). No entanto ficarão as 5. Foi a minha primeira impressão e pode ter sido um exagero, mas foi a que tive no momento.

Anónimo disse...

Slumdog é sensacional, mesmo!

Como você disse, uma das melhores coisas é justamente a trilha sonora, que faz vc deixar o cinema totalmente empolgado com o que acabou de ver e ouvir!

Não sei se é um filme merecedor de OSCAR, mas sei que foi uma das grandes experiências cinematograficas que eu tive recentemente.

Abraços!!

Red Dust disse...

Um bom filme, mas existiu um claro exagero nas estatuetas atribuidas pela Academia.

8/10.

Raquel Roque disse...

Tenho exactamente a mesma impressão que o Tiago Ramos: gostei do filme (apesar de não ter achado excepcional), mas à medida que o tempo passa, cada vez tenho mais a sensação que esperava muito mais desta película! Gostei de facto muito da banda sonora e concordo contigo Filipe, a cidade de Mumbai é de facto o protagonista.

Roberto Simões disse...

O Tiago Ramos tem razão. Mas também a tens. O filme é uma delícia absoluta. Fazer o quê.

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD

Anónimo disse...

o teu blog tá linkado tb, cara!

abraços!

Questiuncas disse...

Não vi o filme, se calhar por ser do Danny Boyle.
Passo a explicar:
vi o Trainspotting e posso dizer que é um dos meus filmes preferidos, depois vi a Praia, com o Decaprio, foi a desilusão total com o Danny Boyle.
E como ainda vejo o Danny Boyle como o realizador do Trainspotting, não sei se iria aguentar outra desilusão, desta vez com o Quem quer ser milionário.

Rafael Carvalho disse...

Infelizmente vou ser contra a corrente que adora de paixão o mais novo oscarizado. O filme tem de melodrama no sentido mais negativo porque tudo me parece artificial, manipulador, cria-se uma sensação pouco verdadeira de felicidade contagiante, mas a mim não me apetece. O texto é fraquíssimo e as atuações muito mais. Dev Patel, com todo respeito, é uma porta. Mas o pior é a direção do Boyle que insiste naqueles ângulos tortos e ultra-estilização da imagem quando a realidade é muito mais dura. Parece coisa de principiante. E o mais interessate é que o primeiro longa dele, Cova Rasa e também Trainspotting, são filmes muito bem dirigidos. Uma sucessão de equívocos, esse filme!!!

Helena disse...

Gostei muito do filme embora se não fosse pela conjuntura actual acho que não ganhava tantos Oscares.
Um pouco poético demais,onde na realidade tudo é mais duro e pobre na India.
O Trainspotting já é um filme como diz o Filipe fernético, alucinante esse para mim é o melhor filme de Danny Boyle.

Filipe Machado disse...

Tenho de concordar com a maioria dos comentários sobre o melhor filme de Boyle: Trainspotting. É sem dúvida uma obra à parte na sua já extensa filmografia.

Apesar da minha crítica positiva, devo confessar que também não penso que Slumdog mereça a atribuição dos prémios da Academia. É contudo suficientemente merecedor de algumas nomeações. Não sendo uma obra prima, é um bom filme que retrata uma realidade pouco explorada em Hollywwod.

Deixo aqui uma pergunta: será que o facto de Slumdog ter vencido os Oscares nao poderá ser uma estratégia económica de Hollywood para explorar, no futuro, o mercado de Bollywood?

Maria das Mercês disse...

Proponho que vejam "Millions", de Danny Boyle, uma comédia deliciosa, inteligente e muito bem construída. Ainda não vi "Slumdog"... Vou tentar apanhá-lo em DVD.