GOSFORD PARK (2001) de Robert Altman
Mais uma obra clássica do inconfundível Robert Altman. À partida pode parecer um simples mas inteligente conto sobre o mistério que envolve um crime. No entanto, esta película aborda de uma forma requintada e realista as relações presentes entre a alta burguesia e a classe mais baixa da sociedade inglesa na década de 1930. Uma fotografia sobre os eventos que ligam gerações, classes sociais, sexo e tragédias pessoais.
(9/10)
13 comentários:
Também gostei muito deste filme! Está, de facto, a meu ver, na categoria dos muito bons... Mas permite-me discordar da pontuação: não vale 9 pontos ao pé dos "apenas" 9,5 que deste à «Dúvida»! Não te perdoo o meio ponto que roubaste àquela obra-prima!
Renata
Tomara a "Dúvida" ou "Doubt" no original chegar aos calcanhares deste "Gosford Park". Não é o meu preferido do Altman, mas é muito bom. O meu preferido dele é o "Kansas City" com a Jennifer Jason Leigh.
Abraços
Gostei bastante do filme, vi-o no ano passado. Para além da grande quantidade de bons actores, sem dúvida a separação/"confronto" entre os ricos e pobres, apesar de alguns até se misturarem, foi inteligentemente abordada.
Do realizador Altman tenho actualmente no meu leitor dvd o MASH. Falta ver 20 minutos +-, parece que foi o 1ª sucesso dele, de 1970.
Visita o meu blog sobre realizadores: http://realizadoresdecinema.blogspot.com/
Concordo com a Renata: este é um grande filme, mas não concordo que tenhas classificado A Dúvida com apenas mais meio ponto...
A questão da pontuação é muito relativa. Não podemos comparar, por exemplo, filmes de géneros completamente diferentes. De qualquer forma, 0.5 faz toda a diferença ;)
Gostei muito deste filme também, e para além de todos os pontos de que falaste, Filipe, retrata muito bem o espírito inglês. E tem lá a fabulosa Maggie Smith!
Este é um dos meus filmes favoritos. Gosto de tudo no filme, upstairs e downstairs. Maggie Smith é a fabulosa upstair ! Helen Mirren é a fabulosa downstair !
Um filme a rever sem dúvida :)
Gostei imenso de Gosford Park... mostra muito bem a sociedade inglesa dos anos 30. As diferenças de classes são bem notórias.
Como já o vi há já alguns anos, quero ver se o revejo ;)
Bjs
curioso..tenho-oaqui mesmo preparadopara ver ehe :P pela tua nota e comentario vou ja apressar o visionamento ehe ;)
Fabuloso, fabuloso, fabuloso! Para além de o ter visto já umas 6 vezes, cada vez que lá volto encontro coisas novas. Na altura em que saiu disse-se que, ao que parece, só a loiça não era de época. O elenco é portentoso. No final, a fabulosa Helen Mirren traduz numa frase o que é ser o criado perfeito: aquele que antecipa a vontade dos patrões.
AB
Caro AB, obrigado pelo empréstimo deste fabuloso filme. Já viste o The Servant?
foi o filme que lançou clive owen internacionalmente.
Enviar um comentário