domingo, 3 de maio de 2009

Último filme visionado: Planet Of The Apes

PLANET OF THE APES (1968) de Franklin J. Schaffner

Posso estar enganado, mas tenho a noção de que este filme nunca ganhou muito respeito, quer pelo público, quer pela crítica. Talvez tenha sido pela imagem desgastada de Charlton Heston, em finais da década de 1960; talvez devido às inúmeras sequelas que originou; possivelmente poderá ter a ver com o seu sobejamente conhecido twist final; ou até por causa da estreia de 2001: A Space Odyssey no mesmo ano. Todavia, se olharmos para esta película de uma forma pura, centralizada e sem preconceitos, chegamos à conclusão de que se trata de uma excelente obra sobre importantíssimas questões sociais e políticas: religião, racismo, armas nucleares, guerra, futuro da humanidade, entre muitas outras. Não possuindo seguramente uma abordagem subtil sobre os temas atrás referidos, é realmente eficaz na transmissão das suas mensagens, catapultando o filme para além daquilo que poderia ter sido uma simples fita de acção.
(8/10)

14 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não vi este filme com muita pena minha. Sempre tive curiosidade em vê-lo.

Unknown disse...

Nunca vi o filme mas é certo que o remake de Burton não foi muito bem sucedido.

Abraço

Kamila disse...

Ainda não assisti a este verdadeiro clássico do cinema!

Airton disse...

esse filme tem uma cena mto foda
a da estatua

tem coisa nova no blog

Alex Gonçalves disse...

Filipe, todas as pessoas que conheço e viram "Planeta dos Macacos" adoraram e eu juro que eu espancaria aquele que achasse o contrário dessa autêntica obra-prima dos anos 1960.

Abraços, boa semana!

Gema disse...

Gostei bastante deste filme e a cenas que mais me pertubou, foi o género de "museu" com os humanos a fazerem as vezes dos animais, que por norma, nós encontramos nos museus de história natural. Foi algo magnifico, mas ao mesmo tempo de arrepiar.
Outra das cenas, mais marcantes, é sem dúvida a da Estátua da Liberdade soterrada - é mesmo marcante, daí terem utilizado nos posters e capas do filme.
Não posso comparar com o filme de Burton, pois não vi esse ainda.
Mas estou de acordo com 8/10.
Bjs

Gema disse...

Vai ao meu blog:
http://filmesdagema.blogspot.com/
pois deixei-te dois selos para o teu blog ;)
Bjs

altieres bruno machado junior disse...

Olá

confesso que só vi a versão mais recente, o antigo ainda não, mas acho que partem da mesma idéia. É estranho pensar num mundo onde os humanos não são os seres superiores, por isso a história causa tantos comentários at´´e hoje.

até mais...

Anónimo disse...

excelente lembrança... O PLANETA DOS MACACOS já foi meu filme favorito por um tempo. Eu gosto de tudo que o envolve!

A cena final é algo que ficou marcado nas minhas retinas e vai ficar pra sempre.. provavelmente!

Abraços.

JB disse...

Pois eu vi (está lá na minha colecção), mas confesso que prefiro o tom negro do remake de Burton. Não deixa de ser um clássico, mas que foi ultrapassado em qualidade por esta nova versão.

Ana disse...

Por mais estranho que pareça... nunca vi este filme! lol
Beijos

Roberto Simões disse...

Olha aqui está um filme que adoraria ver. Vi a versão do Tim Burton: não é grande filme, mas as questões sociológicas são por demais pertinentes e interessantíssimas. Não lhes resisti.

Hei-de ver este filme de 68.

Cumps.
Roberto F. A. Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

altieres bruno machado junior disse...

Olá

eu deixei um selinho para o seu blog no tomada 7, passa lá.

Até mais

Filipe Machado disse...

Caros amigos,

Tenho uma opinião muito concreta acerca da versão do Tim Burton. Penso que se trata de um remake de baixa qualidade: apostou-se mais na acção em detrimento da perspectiva sociológica da história. Uma coisa é certa, os efeitos especiais são muito superiores, como não podia deixar de ser ;)