domingo, 3 de maio de 2009

Último filme visionado: Gomorra

GOMORRA (2008) de Matteo Garrone

Esta película tenta espelhar a crua realidade da máfia napolitana, mas acaba por sofrer um pouco pela falta de carga dramática e emocial. O objectivo é exibir e desmonstrar, de uma forma cansativa e repetitiva, o quanto as leis da máfia são complexas, obscuras e até assustadoras. A realização é bem conseguida, as interpretações são razoáveis, contudo o argumento e a coesão narrativa falham redondamente: Matteo Garrone resume-se a captar o que sucede, dificultando ao espectador o acompanhamento do relato do panorama integral da história. Certamente alguns serão atraídos por esta abordagem supostamente fresca e pouco usual do realizador, mas na minha opinião, trata-se somente de um pseudo-documentário ficcional muito distante da obra-prima que muitos quiseram transmitir.
(5,5/10)

7 comentários:

Álvaro Martins disse...

Discordo completamente.

Unknown disse...

Está difícil. Voltamos a estar em desacordo. eh eh. Gostei bastante do filme. Creio ser um retrato muito fiel e muito cru de uma realidade assutadora. E a forma como Garrone o faz é sublime. Dou-lhe 8 em 10 porque concedo que faltou alguma coisa para o tornar mais "filme". Ainda assim,é uma obra essencial no campo da "máfia".

Abraço

Renata Correia Botelho disse...

Concordo em pleno. Ficou muitos furos abaixo do que eu esperava.

Trashcinema disse...

epá permita-me que discorde...acho que até está muito genuino e sem ser realmente uma obra de arte, está milhares de furos acima da média que se vê nas salas de cinema hoje em dia

Roberto Simões disse...

Nunca vi o filme, não posso concordar nem discordar. O feeling não é muito bom, mas a ver vou.

Cumps.
Roberto F. A. Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Filipe Machado disse...

As opinião estão realmente divididas. É o típico filme que provoca o tal sentimento de amor ou ódio ;)

Ygor Moretti disse...

Não gostei desse filme esperava mais acredito que o liovro deve ser bem mais interessante...