domingo, 12 de julho de 2009

Último filme visionado: Batman Begins

BATMAN BEGINS (2005) de Christopher Nolan

Finalmente um filme que penetra no lado mais negro, profundo e realista do super-herói Batman, criando um personagem que se não é totalmente plausível, pelo menos é persuasivo na forma como apresenta um homem que se veste de morcego e torna-se um vigilante. Apesar de na sua génese ser uma película de entretenimento, ela também funciona com uma forte carga dramática, ao contrário de outras adaptações realizadas no passado, onde se apostava marcadamente numa estética burlesca e jocosa. Batman Begins, mesmo honrando as origens do seu herói, consegue ser suficientemente fresco e inteligente para atenuar o velho sabor das outras fitas, inclusivamente as animadas. Podemos dizer que não se trata aqui do recomeço de Batman, mas sim da ressurreição de Batman. E o melhor ainda estava para vir…
(8/10)

21 comentários:

David Martins disse...

Cada vezz que revejo este filme, cada vez gosto mais dele...

Rui Francisco Pereira disse...

eu concordo inteiramente contigo.
eu gostei muito desta obra de Nolan,a afastar-se dos fracos predecessores.

quanto a mim,é mesmo superior a Dark Knight

abraço

Loot disse...

As referências ao Miller são notórias e foi uma forma bem interessante de explorar o personagem no cinema. Gosto particularmente de ver a construção do personagem e até acho que podia ter demorado mais tempo até vermos Wayne a enveredar o fato do Morcego.

Tem as suas falhas mas é bastante bom. E depois vem Dark Knight que eleva a fasquia ainda mais alto.

Abraço

Tiago Ramos disse...

Nunca fui grande fã de banda-desenhada e comics, pelo que nem cheguei sequer a ver este filme. Mas pelo que ouço, parece-me que é uma grande falha minha...

Unknown disse...

É um grande filme sem dúvida. Quem poderia adivinhar que o melhor ainda estava mesmo para vir??

COncordo com a nota. Tem tudo para ficar na história da sétima arte, se não for mais como parte de uma trilogia (?) memorável...

Abraço

Gustavo H.R. disse...

Concordo com a cotação.
Um filme pretensioso e sério, mas bem-sucedido.

João Bizarro disse...

O Nolan é grande.

Vi a semana passada o seu primeiro filme! Adivinhem que logotipo aparece numa cena...

altieres bruno machado junior disse...

Olá Filipe

Concordo plenamente como você, este filme maarca a ressurreição de Batman. Ótimo roteiro. Nolan é mesmo incrível ;)

Abraços e até mais.

ArmPauloFerreira disse...

Este filme é magnifico e finalmente colocou a personagem Batman e o seu mundo (muito próprio) no tom certo. Fiquei espantado quando o vi pela primeira vez até porque não estava contar com a excelência que o filme demonstra.
E depois de um filme assim, conseguiria Nolan fazer melhor? E não é que fez mesmo com TDK!!!

Obviamente que já não dá para falar do TDK sem falar primeiro no Begins...

Batman "The Dark Knight", a review -parte 1
este é o link do artigo onde fiz a minha review ao Batman Begins para poder, no artigo seguinte, falar do The Dark Knight...

AddCritics disse...

Tenho mesmo que ver este filme. Vi o Dark Knight e adorei, falta-me este para ainda perceber melhor o universo Batman. É uma falha sem desculpa...

Abraço

thesubsidal disse...

Um óptimo filme! Foi mesmo a ressurreição de Batman, após aqueles filmes travestis do Schumacher...

Rafael Carvalho disse...

O início desse filme é soberbo e parece alcançar a verdadeira atmosfera sombria da história original, muito embora eu goste bastante dos filmes dirigidos pelo Tim Burton, mas ali era outro tom.

Raquel Roque disse...

Adorei este filme, grande realizador!

Dewonny disse...

Concordo com vc!
Realmente foi uma bela ressurreição do Batman nas mãos de Nolan, adorei esse, e gostei muito mais do segundo, o Cavaleiro das Trevas!
Abs! Diego!

Airton disse...

opaa
esse filme nao se compara ao novo neh ehhehe

passa la nu blog

tem coisa da grace kelly

Maria das Mercês disse...

Concordo em absoluto contigo, Filipe, um fantástico e emocionante filme!

O Cara da Locadora disse...

Que bom que o Nolan chegou para acabar com a onda de carnaval nos Batmans pós Burton...

Alex Gonçalves disse...

Eu discordo, pois acho "Batman Begins" um horror de filme. É verdade que aqui o personagem está mais sombrio, mas para mim o resultado aqui é praticamente o mesmo obtido pelo Joel Schumacher e toda aquela festa a fantasia de "Batman Eternamente" e "Batman e Robin".

Nuno Pereira disse...

Batman Begins é o filme que prova que Tim Burton é acima de tudo um grande "decorador de ambientes" pois nunca ainda consegui juntar a sua genialidade visual com o bom cinema!!

Batman Begins é o melhor filme de "Super-Herois" e pronto.

pseudo-autor disse...

Pela primeira vez (na época) um herói havia sido esmiuçado de forma penetrante por um cineasta. Levando a uma sequência avassaladora, Batman Begins é o retrato do homem além da lenda.

Wally disse...

Excelente filme do gênero. Belíssima reinvenção.

Nota 9

Ciao!