terça-feira, 16 de junho de 2009

Último filme visionado: The Conversation

THE CONVERSATION (1974) de Francis Ford Coppola

Rodado no mesmo ano de Godfather II, este é outro grande marco do cinema norte-americano dos anos de 1970 e um dos melhores e mais subvalorizados filmes do mestre Francis Ford Coppola. Um intenso e paranóico thriller sobre a exploração da privacidade, o poder das escutas e sobre a responsabilidade pessoal e social, numa época em que se assistia à problemática da intrusão tecnológica. Hal Lipset (que examinou as gravações do caso Watergate) fez parte da equipa de produção, trazendo um sentido acrescido de realismo que ainda hoje prevalece. Devo revelar que esta pequena, intimista e brilhante película acaba por constituir uma enorme surpresa na filmografia de Coppola, pois o argumento foi escrito vários anos antes do eclodir do famoso caso Watergate.
(9/10)

14 comentários:

João disse...

Excelente filme, uma obra-prima!

Anónimo disse...

Fiquei curioo. Vou ver se o arranjo!

Wally disse...

Interessante este detalhe relacionado à Watergate. E curioso que, até algum tempo, nunca tinha lido nada sobre este filme do Coppola, cineasta do qual admiro muito.

Ciao!

AddCritics disse...

Tenho que confessar a minha ignorância, nunca tinha ouvido falar deste filme. Gosto muito de Coppola, vou andar atento a este filme.

Ana disse...

Não conheço o filme mas 9 em 10 deve ser fantástico! Tenho de ver :)

hg disse...

Eu acho que este filme, dentro da carreira do Coppola, não é de todo subvalorizado. Pois todos aqueles que já o viram colocam-no imediatamente no seu top pessoal de filmes preferidos (do Coppola ou não).
O problema - para o qual não encontro explicação - é este ser um filme tão 'escondido' na filmografia do senhor e por isso tão poucos sejam aqueles que o chegam a conhecer. O problema talvez esteja mesmo nos monumentais e incontronáveis filmes feitos pelo senhor que abafam por completo grande parte da sua restante filmografia. Pois, ao contrário daquilo que se verifica, por exemplo com um Scorsese, que é conhecido por varíadissimos filmes, o Coppola parece ter ficado para sempre ligado (quase exclusivamente) aos Padrinhos e Apocalipse Now.
Mas é bom que haja pessoas (como tu fazes agora) a chamar a atenção para tão fabuloso filme.
p.s: e, já agora, acrescento que, durante algum tempo, colocava este filme junto ao The Arragement do Kazan por serem ambos filmes-paranóia e filmes quase esquecidos na filmografia de ambos os realizadores. Se conseguires arranjar e visionar o Arrangement (com Kirk Douglas) verás que é o filme perfeito para juntares a este e fazeres uma Sessão Dupla cinematográfica.
Cumps ;)

Gustavo H.R. disse...

Absolutamente louco para assistir a esse clássico coppoliano!

João disse...

Esqueci-me, se gostaste do tema, aconselho-te "Blow Out" do Brian de Palma ;)

Unknown disse...

É um dos filmes que detenho uma enorme pena em não ter visto. Mas estou certo que será um dos próximos. Pelo menos tenho essa vontade. É Coppola e isso diz tudo.

Abraço

Kamila disse...

Nunca assisti a este filme, mas todo mundo fala bem dele.

Airton disse...

opaa
nao vi ainda
deve ser bom
esta na minha lista

mais noticias de cannes la nu blog apartir das 23 de hj
abraçoo

http://publicandobr.blogspot.com

Filipe Machado disse...

Uma das provas que este filme foi subvalorizado pelo grande público é o facto da maioria dos leitores não o conhecer ou ter visto. Concordo com Hg: com tantos memoráveis de Copolla, este fica sempre esquecido...
Obrigado pelas recomendações: Blow Out (João) e The Arragement (Hg), vou pesquisar! Em relação aos restantes leitores, não percam mais tempo! É um filme memorável!

Rafael Carvalho disse...

Caramba Filipe, peguei esse filme com um colega meu há pouco tempo. Logo devo estar conferindo!

David Martins disse...

Bem, este filme está na minha "Lista de filmes para ver" há muito tempo, ams ainda não tive oportunidade. Vou apontar num post-it para ver brevemente :-)